Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decisão judicial que permitia divulgação de especialidade sem registro no CRM pelos membros da Abramepo é derrubada

    Nesta segunda-feira (15), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu os efeitos da decisão liminar que concedia à Associação Brasileira de Médicos com Expertise de Pós-Graduação (Abramepo) o direito a 240 de seus membros de divulgar suas respectivas titulações latu sensu, desde que reconhecidas pelo Ministério da Educação. Com a decisão, todos os integrantes ficam obrigados a seguir as orientações da Resolução CFM nº 1.974/2011, que veda anúncios desse tipo.

    Atualmente, para a divulgação e exercício de especialidade médica o médico deve solicitar o RQE - Registro de Qualificação de Especialidade Médica. Para tanto, o profissional precisa passar pela avaliação de uma Comissão Mista, a CME - Comissão Mista de Especialidades, composta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Durante o procedimento, o médico deve comprovar formação mínima de dois anos e área de atuação com tempo de formação mínima de um ano, sendo obrigatória carga horária anual mínima de 2.880 horas (art. 5º da Resolução CFM nº 2.148/2016). Para os profissionais que já eram especialistas antes de 15 de abril de 1989 o procedimento é o constante da Resolução CFM nº 2.220/2018. Apesar disso, o tema fora objeto de discussão judicial pela Abramepo que entende que apenas as titulações latu sensu dos seus membros seriam suficientes para divulgação e consequente exercício na especialidade respectiva.

    O desembargador Novély Vilanova da Silva Reis, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, explica que a Resolução nº 1.974 dispõe sobre critérios norteadores da propaganda em medicina, conceituando os anúncios, a divulgação de assuntos médicos, o sensacionalismo, a autopromoção e as proibições referentes à matéria. O desembargador destacou que o art. 3º da norma veda ao médico divulgar pós-graduação realizada para a capacitação pedagógica em especialidades e suas áreas de atuação, mesmo que em instituições oficiais ou por estas credenciadas. Segundo o mesmo julgador, essa vedação decorre da competência do CFM de "zelar pelo perfeito desempenho ético da medicina", nos termos da Lei nº 3.268/1957. Assim, não ofende o princípio constitucional da legalidade atribuir à entidade autárquica fiscalizadora estabelecer normas e vedações éticas para o perfeito exercício da profissão, ademais, segundo o desembargador, a pós-graduação confere apenas formação acadêmica, não sendo sinônimo de especialidade médica no âmbito da medicina, pois o título de especialista somente é fornecido por sociedades de especialistas ao médico concluinte do curso de Residência Médica, nos termos do decreto regulamentar nº 8.516/2016, segundo o qual o título de especialista é aquele concedido pelas sociedades de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

    O magistrado ressaltou que configura autopromoção e concorrência desleal o uso de entrevistas e a divulgação de informação ao público com intenção de angariar clientela. Além disso, ele ressaltou que o decreto-lei nº 4.113/1942, que regula a propaganda de médicos, dispõe que "é proibido aos médicos anunciar especialidade ainda não admitida pelo ensino médico, ou que não tenha tido a sanção das sociedades médicas".

    Na decisão, o desembargador ressaltou ainda que o art. 17 da Lei nº 3.268/1957 exige o registro do diploma de graduação em Medicina no Ministério da Educação e não autoriza o médico a divulgar título de pós-graduação suscetível de induzir o público acreditar que seja ele um especialista em determinada área, reiterando a necessidade de que o título de especialista também tenha seu registro prévio no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde o profissional atuar.

    "O certificado emitido por um curso de pós-graduação lato sensu não dá ao médico o direito de registrar-se em um Conselho Regional de Medicina (CRM) como especialista nem em área de atuação de uma especialidade. Assim, o médico que conclui esses cursos não poderá divulgar que é especialista ou que está habilitado em determinada área de atuação. A divulgação da conclusão de pós-graduações também não deve nem pode ser feita de forma que induza o paciente a acreditar que o médico tem especialidade na área", acrescentou o desembargador.

    Ao final, o magistrado chamou atenção dos médicos para se atentarem às empresas que oferecem esses cursos, pois, ao associarem pós-graduação à qualificação profissional como especialista, praticam propaganda enganosa. "A simples conclusão do curso lato sensu também não confere o direito de anunciar em cartões de visita, fachadas de consultórios ou qualquer outro meio uma especialidade ou não pelo CFM", afirmou o desembargador.

    Assim, até o momento, os membros da instituição permanece proibidos de divulgarem suas especialidades sem registro no CRM regional.

    A decisão definitiva, a princípio, alcança apenas as partes envolvidas no processo, mas pode chegar até ao Supremo Tribunal Federal, se reconhecida repercussão geral no caso.

    Curta, compartilhe e comente para ficar atento às informações.

    #direitodasaúde #direitomédicoodontológicoehospitalar #direitomédicopreventivo #especialidademédica





    • Sobre o autorAdvogado
    • Publicações29
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações498
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-judicial-que-permitia-divulgacao-de-especialidade-sem-registro-no-crm-pelos-membros-da-abramepo-e-derrubada/862205530

    Informações relacionadas

    Isabel Garcia, Advogado
    Artigosano passado

    Entenda os riscos de anunciar especialidade sem RQE

    Thatyane Jardim Teodoro, Advogado
    Notíciasmês passado

    Médicos contestam na Justiça Federal artigo da Nova Resolução de Publicidade que exige uso da expressão "NÃO ESPECIALISTA"

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região
    Jurisprudênciahá 9 meses

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL: ApCiv XXXXX-91.2021.4.03.6100 SP

    Rogeria Storck, Advogado
    Artigoshá 7 meses

    As Novas Regras de Publicidade Médica: Análise da Resolução CFM Nº 2.336/2023

    Luiz Fernando , Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Médico obtém na justiça o direito de promover o antes e depois de paciente: e agora?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)